terça-feira, 3 de janeiro de 2023

Encontrados vestígios da presença do abutre-barbudo há 29 mil anos no Vale do Lapedo

 Trabalhos de arqueologia realizados por especialistas do Laboratório de Arqueociências da Direção-Geral do Património Cultural permitiram identificar a presença do abutre-barbudo, há 29 mil anos, no Abrigo do Lagar Velho, no Vale do Lapedo, em Leiria.


De acordo com resultados dos trabalhos de arqueologia, publicados na ‘Scientific Reports’ da edição de hoje da revista Nature, o abutre-barbudo (Gypaetus barbatus) terá vivido no Abrigo do Lagar Velho na mesma época de grupos de caçadores do Paleolítico Superior, nomeadamente há 29 mil anos.

A descoberta decorre dos trabalhos de arqueologia que continuam a ser realizados pelas especialistas Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa, da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com Joan Daura e Montserrat Sanz, da Universidade de Barcelona, em torno do local onde foi sepultada uma criança do Paleolítico Superior, que faleceu no decurso do seu quinto ano de vida.

Conhecida internacionalmente como o Menino do Lapedo, esta é a primeira e ainda única sepultura do Paleolítico Superior a ser identificada em Portugal. (...)

retirado de Sapo24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Dia Mundial da Água: sabia que 26% da população mundial não tem acesso seguro a água potável?

  Dia Mundial da Água: sabia que 26% da população mundial não tem acesso seguro a água potável? No nosso planeta, há dois mil milhões de pes...