domingo, 3 de novembro de 2024

A 24 mil milhões de quilómetros de distância, a Voyager 1 da NASA quebra o silêncio

 

Não, ainda não foi desta que ficou adormecida para sempre, mas começa a dar mais problemas. A NASA restabeleceu a ligação com a Voyager 1 depois de um sistema de proteção de avarias ter levado a nave espacial a desligar um transmissor.


Os engenheiros do JPL estão a investigar o incidente, com o desafio de gerir comandos e dados a uma distância de 24 mil milhões de quilómetros.

A equipa pretende estabilizar as comunicações e resolver as dificuldades técnicas da nave envelhecida no espaço interestelar.

Restabelecimento do contacto com a Voyager 1

Em 24 de outubro, a NASA restabeleceu com sucesso o contacto com a nave espacial Voyager 1 após uma breve pausa na comunicação.

Recentemente, a Voyager 1 desligou um dos seus dois transmissores de rádio, e a equipa da NASA está agora a trabalhar para identificar a causa.

A paragem parece ter sido desencadeada pelo sistema de proteção contra falhas da nave espacial, que gere automaticamente os problemas a bordo.

Este sistema conserva a energia desativando os sistemas não essenciais se a fonte de alimentação da nave espacial for sobrecarregada. No entanto, poderá levar dias ou semanas até que a equipa identifique o que ativou exatamente o sistema de proteção contra falhas. (…)

Retirado de pplware.sapo.pt/ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lobo gigante de “A Guerra dos Tronos” torna-se o primeiro animal ‘desextinto’ da história

  O lobo-terrível, considerado a inspiração do lobo que simboliza a Casa Stark em "A Guerra dos Tronos" e que esteve extinto duran...