domingo, 19 de fevereiro de 2023

Os dinossauros não rugiam: Porque é que muitos eram mais semelhantes aos pássaros a chilrear

 



Em filmes e documentários televisivos, os dinossauros rugem frequentemente como leões. Mas, de facto, não há provas que sugiram que tenham feito tais ruídos. Pelo contrário, as provas existentes sugerem que não o fizeram, por um conjunto de razões, diz a “Science Focus”.

Primeiro, explica a mesma fonte, o rugido de um leão “é tornado possível pelas cordas vocais de um grande felino: dobras de tecido nas suas gargantas. Também temos cordas vocais, tal como muitos animais, mas as dos leões são ajustadas para fazerem ruídos altos e intensos, e não há provas fósseis diretas de que os dinossauros tivessem estas mesmas estruturas”.

Em segundo lugar, os dinossauros eram os antepassados das aves, por isso “é provável que alguns fizessem mais ruídos parecidos com os das aves”. Um estudo de 2016 defendeu que alguns dinossauros faziam vocalizações de boca fechada, como as “buzinas” que as avestruzes fazem.

As aves dos tempos modernos têm uma caixa de voz, chamada xarinx, que lhes permite chilrear. Um xarinx foi recentemente encontrado fossilizado numa ave que vivia no Cretáceo, levantando a possibilidade de que alguns dinossauros não aves também tivessem xarinxes, conclui.


retirado de greensavers.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Cientistas descobrem pegadas de duas espécies de ancestrais humanos feitas na mesma altura e local

  A descoberta, na sequência da análise de fósseis com 1,5 milhões de anos, "prova a teoria de que alguns homininos antigos eram vizinh...