segunda-feira, 13 de junho de 2022

Equipamento quântico reduz para 36 microsegundos processo que demoraria 9.000 anos a executar

  Um novo estudo revelou que um teste de benchmark reduziu para 36 microsegundos uma operação que um supercomputador convencional demoraria cerca de 9.000 anos para finalizar.



Criado pela empresa canadense Xanadu, um equipamento quântico acaba de “obliterar” um supercomputador convencional num teste de benchmark, conseguindo executar em 36 microsegundos uma tarefa que demoraria 9.000 anos a concluir. O estudo, partilhando na publicação científica Nature, salienta a demonstração do chip quântico Borealis.

É explicado que os supercomputadores convencionais calculam as sequências usando bits binários (0 ou 1), mas os equipamentos quânticos podem fazer cálculos onde o 0 e o 1 podem existir ao mesmo tempo, com diferentes probabilidades. Os dados são processados em qubits, uma unidade que consegue executar múltiplos cálculos em simultâneo devido à sua física única. Na prática, um computador estável poderá teoricamente explorar múltiplas soluções em simultâneo para o mesmo problema. (...)


retirado de sapo.tek


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Sabes o que são Guiões de Trabalho Autónomo?

Já estão disponíveis, na página do  Estudo Autónomo , mais de 200  Guiões de Trabalho Autónomo  – recursos práticos, concebidos para apoiar ...